6.10.2011

OS ESSÊNIOS SURGIRAM NO EGIPTO

ESSÊNIOS  ORGANIZAÇÃO QUE NASCEU NO EGITO


                         

A organização nasceu no Egito nos anos que precedem o Faraó Akhenathon, o grande fundador da primeira religião monoteísta, sendo difundida em diferentes partes do mundo, inclusive em Qumran. Nos escritos dos Rosacruzes, os Essênios são considerados como uma ramificação da "Grande Fraternidade Branca".

O nome Essênios deriva da palavra egípcia Kashai, que significa "secreto". Na língua grega, o termo utilizado é "therepeutes", originário da palavra Síria "asaya", que significa médico.


A mais espantosa revelação dos documentos essênios até agora publicada é a de que os essênios possuíam, muitos anos antes de Cristo, práticas e terminologias que sempre foram consideradas exclusivas dos cristãos. Os essênios tinham a prática do batismo, e compartilhavam um repasto litúrgico de pão e vinho presidido por um sacerdote. Acreditavam na redenção e na imortalidade da alma. Seu líder principal era uma figura misteriosa chamada o Instrutor da Retidão, um profeta-sacerdote messiânico abençoado com a revelação divina, perseguido e provavelmente martirizado."

"Muitas frases, símbolos e preceitos semelhantes aos da literatura essênia são usados no Novo Testamento, particularmente no Evangelho de João e nas Epístolas de Paulo. O uso do batismo por João Batista levou alguns eruditos a acreditar que ele era essênio ou fortemente influenciado por essa seita. Os Pergaminhos deram também novo ímpeto à teoria de que Jesus pode ter sido um estudante da filosofia essênia. É de se notar que o Novo Testamento nunca menciona os essênios, embora lance freqüentes calúnias sobre outras duas seitas importantes, os saduceus e os fariseus."

Todos esses documentos foram preservados por quase dois mil anos e são considerados o achado do século, principalmente porque a Bíblia, até então conhecida, data de uma tradução grega, feita pelo menos mil anos depois da de Qumran. Hoje, os Manuscritos do Mar Morto encontram-se no Museu do Livro em Jerusalém.

Segundo estudiosos, foi nesse meio onde passou Jesus, no período que corresponde entre seus 13 e 30 anos. Alguns estudiosos também acreditam que a Igreja Católica procura manter silêncio acerca dos essênios, tentando ocultar que recebeu desta seita muitas influências.

Para medir o tempo, os Essênios utilizavam um calendário diferenciado, baseado no Sol. Ao contrário do utilizado na época, que consistia de 354 dias, seu calendário continha 364 dias que eram divididos em 52 semanas permitindo que cada estação do ano fosse dividida em 13 semanas e mais um dia, unindo cada uma delas.

Consideravam seu calendário sintonizado com a "Lei da Grande Luz do Céu". Seu ritmo contínuo significava ainda que o primeiro dia do ano e de cada estação sempre caía no mesmo dia da semana, quarta-feira, já que de acordo com o Gênesis foi no quarto dia que a Lua e o Sol foram criados.

Segundo os Manuais de Disciplina dos Essênios dos Manuscritos do Mar Morto, os essênios eram realmente originários do Egito, e durante a dominação do Império Selêucida, em 170 a.C., formaram um pequeno grupo de judeus, que abandonou as cidades e rumou para o deserto, passando a viver às margens do Mar Morto, e cujas colônias estendiam-se até o vale do Nilo.

No meio da corrupção que imperava, os essênios conservavam a tradição dos profetas e o segredo da Pura Doutrina. De costumes irrepreensíveis, moralidade exemplar, pacíficos e de boa fé, dedicavam-se ao estudo espiritualista, à contemplação e à caridade, longe do materialismo avassalador. Os essênios suportavam com admirável estoicismo os maiores sacrifícios para não violar o menor preceito religioso.

Procuravam servir a Deus, auxiliando o próximo, sem imolações no altar e sem cultuar imagens. Eram livres, trabalhavam em comunidade, vivendo do que produziam.
Os Essênios não tinham criados, pois acreditavam que todo homem e mulher era um ser livre. Tornaram-se famosos pelo conhecimento e uso das ervas, entregando-se abertamente ao exercício da medicina ocultista.

Em seus ensinos, seguindo o método das Escolas Iniciáticas, submetiam os discípulos a rituais de Iniciação, conforme adquiriam conhecimentos e passavam para graus mais avançados. Mostravam então, tanto na teoria quanto na prática, as Leis Superiores do Universo e da Vida, tristemente esquecidas na ocasião. Alguns dizem que eles preparavam a vinda do Messias.

Era uma seita aberta aos necessitados e desamparados, mantendo inúmeras atividades onde a acolhida, o tratamento de doentes e a instrução dos jovens eram a face externa de seus objetivos. Não há nenhum documento que comprove a estada essênia de Jesus, no entanto seus atos são típicos de quem foi iniciado nesta seita. A missão dos seguidores do Mestre Verdadeiro foi a de difundir a vinda de um Messias e nisto contribuíram para a chegada de Jesus.

Na verdade, os essênios não aguardavam um só Messias, e sim, dois. Um originário da Casa de Davi, viria para legislar e devolver aos judeus a pátria e estabelecer a justiça. Esse Messias-Rei restituiria ao povo de Israel a sua soberania e dignidade, instaurando um novo período de paz social e prosperidade. Jesus foi recebido por muitos como a encarnação deste Messias de sangue real. No alto da cruz onde padeceu, lia-se a inscrição: Jesus Nazareno Rei dos Judeus.

O outro Messias esperado nasceria de um descendente da Casa de Levi. Este Salvador seguiria a tradição da linhagem sacerdotal dos grandes mártires. Sua morte representaria a redenção do povo e todo o sofrimento e humilhação por que teria que passar em vida seria previamente traçado por Deus.

O Messias-Sacerdote se mostraria resignado com seu destino, dando a vida em sacrifício. Faria purgar os pecados de todos e a conduta de seus atos seria o exemplo da fé que leva os homens à Deus. Para muitos, a figura do pregador João Batista se encaixa no perfil do segundo Messias.

Até os nossos dias, uma seita do sul do Irã, os mandeanos, sustenta ser João Batista o verdadeiro Messias. Vivendo em comunidades distantes, os essênios sempre procuravam encontrar na solidão do deserto o lugar ideal para desenvolverem a espiritualidade e estabelecer a vida comunitária, onde a partilha dos bens era a regra.
Rompendo com o conceito da propriedade individual, acreditavam ser possível implantar no reino da Terra a verdadeira igualdade e fraternidade entre os homens. Consideravam a escravidão um ultraje à missão do homem dada por Deus. Todos os membros da seita trabalhavam para si e nas tarefas comuns, sempre desempenhando atividades profissionais que não envolvessem a destruição ou violência.

Não era possível encontrar entre eles açougueiros ou fabricantes de armas, mas sim grande quantidade de mestres, escribas, instrutores, que através do ensino passavam de forma sutil os pensamentos da seita aos leigos.

O silêncio era prezado por eles. Sabiam guardá-lo, evitando discussões em público e assuntos sobre religião. A voz, para um essênio, possuía grande poder e não devia ser desperdiçada. Através dela, com diferentes entonações, eram capazes de curar um doente. Cultivavam hábitos saudáveis, zelando pela alimentação, físico e higiene pessoal. A capacidade de predizer o futuro e a leitura do destino através da linguagem dos astros tornou os essênios figuras magnéticas, conhecidas por suas vestes brancas.

Eram excelentes médicos também. Em cada parte do mundo onde se estabeleceram, eles receberam nomes diferentes, às vezes por necessidades de se proteger contra as perseguições ou para manter afastados os difamadores. Mestres em saber adaptar seus pensamentos às religiões dos países onde se situavam, agiram misturando muitos aspectos de sua doutrina a outras crenças. O saber mais profundo dos essênios era velado à maioria das pessoas.

É sabido também que liam textos e estudavam outras doutrinas. Para ser um essênio, o pretendente era preparado desde a infância na vida comunitária de suas aldeias isoladas. Já adulto, o adepto, após cumprir várias etapas de aprendizado, recebia uma missão definida que ele deveria cumprir até o fim da vida. Vestidos com roupas brancas, ficaram conhecidos em sua época como aqueles que "são do caminho".

Foram fundadores dos abrigos denominados "beth-saida", que tinham como tarefa cuidar de doentes e desabrigados em épocas de epidemia e fome. Os beth-saida anteciparam em séculos os hospitais, instituição que tem seu nome derivado de hospitaleiros, denominação de um ramo essênio voltado para a prestação de socorro às pessoas doentes.

Fizeram obras maravilhosas, que refletem até os nossos dias. A notícia que se tem é de que a seita se perdeu, no tempo e memória das pessoas. Não sabemos da existência de essênios nos dias de hoje (não que seja impossível), é no mínimo, pelo lado social, uma pena termos perdido tanto dos seus preceitos mais importantes. Se o que nos restou já significa tanto, imaginem o que mais poderíamos vir a ter aprendido. Como sempre, é o máximo que podemos dizer: "uma pena". Estudos recentes comprovam que Sodoma e Gomorra está onde hoje é o Mar Morto.

6.06.2011

MULHERES FARAÓS DO ANTIGO EGIPTO

Segunda feira, 6 de junho de 2011

RAINHAS FARAÓS PODEROSAS DO ANTIGO EGITO

                                                  HATSHEPSUT A MAIS IMPORTANTE

   A mulher na sociedade egípcia teve um papel muito importante e recebia praticamente os mesmos direitos dos homens o que não ocorria em outras civilizações da mesma época. A mulher no antigo Egito chegou a postos que só foram alcançados pelas mulheres novamente na sociedade moderna atual. Havia muitos postos de trabalho e de destaque para as mulheres egípcias. Hatshepsut assumiu um deles e é considerada a primeira mulher a receber o título de faraó do Egito.

Segundo Morley e Salariya, 1999 – P. 34, “As mulheres eram bem tratadas no Antigo Egito. Elas podiam receber uma remuneração e ter propriedades. A lei egípcia reconhecia seus direitos e elas podiam ir aos tribunais reclamá-los, se sentissem que estavam sendo tratadas de forma injusta. Era esperado que os maridos permitissem as suas esposas irem aonde quisessem e fazer o que desejassem. As mulheres nas famílias mais pobres tinham de trabalhar em casa, nos campos, ou ajudando no ofício de seus maridos. Elas faziam muitas coisas que podiam ser usadas em trocas, de forma que contribuíam muito para o ganho da família. As mulheres mais ricas se orgulhavam em não ter de trabalhar. A função de uma sacerdotisa era considerada uma honra e não um trabalho. Do ponto de vista moderno, as mulheres não tinham os mesmos direitos dos homens. Muitas eram bem educadas, mas não eram treinadas como escribas e a maioria das carreiras eram vetadas a elas. Uma mulher poderia se tornar faraó mais isso era extremamente raro.
                                 

  MULHERES FARAÓS

 Nitócris, a primeira mulher consagrada faraó subiu ao trono 2184 a.C

Merit Neith
Sobek-Neferu – mulher faraó reinou de 1790-1785 a.C

Hatshepsut, rainha faraó reinou de 1490-1468 a.C

Tausert, a última rainha faraó reinou de 1196-1188 a.C

Cleopatra VII, última faraó grega da época Pitolomaica mais ou menos 30 a.c.

A RAINHA NITÓCRIS 

Quando Heródoto esteve no Egito ouviu falar, através dos sacerdotes com quem conversou, de uma antiga soberana egípcia quase mítica, a rainha Nitócris. Sobre ela, o pai da História escreveu que “entre os trezentos e trinta reis que governaram o Egito depois de Menes, figuram dezoito Etíopes e uma mulher natural do país. Todos os outros eram homens e Egípcios. A mulher chamava-se Nitócris, como a Rainha da Babilônia”.
De acordo com Maneton, historiador egípcio da antiguidade que fez uma lista dos faraós, esta rainha teria reinado no final da VI dinastia (por volta de 2130 a.C.) por pouco tempo – nos anais reais do período raméssida está escrito que Nitócris reinou por dois anos, um mês e um dia – e subiu ao trono após o assassinato do irmão, o faraó Merenre II.
  
Sarcófago da Rainha Faraó Nitócris

 Maneton destacou também a beleza e a bravura da rainha: “Houve uma mulher Nitócris, que reinou; ela era mais corajosa que todos os homens de seu tempo e a mais bela de todas as mulheres; tinha o físico de uma loura de faces rosadas”. Cabe destacar, a respeito desta descrição física de Nitócris feita por Maneton – uma egípcia loura – que a mesma possui fundamentação arqueológica, visto que as pinturas encontradas em tumbas da V dinastia mostram princesas egípcias enfeitadas com perucas de cabelos claros. Esta Rainha costruiu a terceira Pirâmide.
 Entretanto, o final do reinado da corajosa Nitócris foi trágico: a rainha vingou-se dos assassinos do irmão através de uma armadilha e em seguida suicidou-se. Heródoto escreveu sobre esse episódio em sua obra sobre o Egito:

Depois de haverem matado o rei, irmão de Nitócris, coroaram-na rainha, e ela, para vingar a morte do irmão, fez perecer, por um artifício, grande numero de Egípcios. Mandou construir uma vasta galeria subterrânea e, sob o pretexto de inaugurá-la, convidou para um banquete vários Egípcios que ela sabia terem sido os principais autores da morte do irmão. Quando eles se achavam à mesa, fez penetrar até o recinto as águas do rio, por um grande canal secreto. Quase mais nada se diz sobre essa princesa, senão que, depois de ter perpetrado essa vingança, precipitou-se num cubículo cheio de brasas, para subtrair-se à vingança do povo”.

Após o reinado de Nitócris o Egito mergulhou na guerra civil. Era o fim do Antigo Império e início do Primeiro Período Intermediário. Aproximadamente mil anos após a unificação por Menes era a primeira vez que o Estado egípcio se desorganizava.

 Merit-Neith, uma das faraó do Egito



Maneton, um sacerdote da época tardia, dividiu os faraós do Egito em trinta e uma dinastias, perpetuando uma tradição segunda a qual fora promulgada uma lei na segunda dinastia, afirmando que as mulheres podiam exercer as funções régias.

Os faraós da 1ª dinastia possuem duas sepulturas, uma em Saqqara, próxima ao Cairo; a outra em Abidos, no médio Egito. Um túmulo ao norte, o outro ao sul, para recordar que o faraó devia unir os dois pólos complementares. Uma das duas moradas da eternidade servia para a perenidade do corpo luminoso e invisível do monarca e a outra para repouso do seu corpo mumificado.

 Eis o enigma... Uma mulher Merit-Neith "a amada da deusa Neith", possui um túmulo em Abidos e outro em Saqqara. Só um faraó podia ter esse privilégio.

O túmulo em Abidus – mede 19m x 16m, construído no fundo de um poço, com paredes revestidas de tijolos, uma das maiores e mais bem construídas sepulturas reais dessa época. Entre as paredes de tijolos existem 8 capelas de forma alongada onde estavam colocados objetos rituais como ânforas e outros recipientes. No solo da câmara funerária havia uma espécie de parquet e era protegida por um telhado de madeira. Não faltavam estelas em memória do defunto.

Merit-Neith é o 3º faraó da 1ª dinastia e o 1º faraó do sexo feminino*. Nas estelas da faraó falta a representação do falcão Hórus, protetor dos faraós, que pode ser devido a presença da deusa Neith no seu nome para justificar essa ausência. Sob a proteção de Neith, uma mulher que ascenda ao poder é uma personalidade autônoma, tanto mais que o próprio faraó é definido como:


*Um poder divino cujas orientações regem a nossa vida, o pai e a mãe, único e sem igual
*rainhas
*mães de reis ou
*personalidades da corte.

Provando o respeito pela mulher e ao mesmo tempo a sua eminente posição nas altas esferas do Estado. Uma dessas rainhas esposa do último faraó da 2ª dinastia cerca de 2700 a.C merece especial menção:


Ny-Hepet-Maât – considerada a antepassada da 3ª dinastia, embora nada se saiba a seu respeito, apesar do seu nome ser revelador: "o leme" desde que os egípcio diziam o "navio do Estado" , pois o Nilo era o rio nutriente e a grande via de circulacão e o fato de uma rainha ser chamada "o leme" demostra que era capaz de orientar corretamente o barco. É também assimilada à deusa Maât, a base da civilização egípcia.

Para o historiador, a rainha Ny-Hepet-Maât, como Merit-Neith, não passa de uma sombra fugaz, mas graças aos seus nomes, essas mulheres encarnam a grandeza da aventura egípcia e fornecem-nos a chave para a sua decifração. O fato de Maât ser uma deusa e de as rainhas do Egito serem as suas encarnações terrestres, significa que confiavam à mulher a mais vital das responsabilidades.



 Mulheres – as escavações arqueológicas revelaram várias sepulturas de mulheres das 1ªs. dinastias


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               IMPONENTE EXPRESSÃO DO PODER REAL

Hatchepsut ou Hatshepsut foi uma grande esposa real, regente e Faraó do Antigo Egito. Viveu no começo do século XV a.C, pertencendo à XVIII Dinastia do Império Novo. O seu reinado, de cerca de vinte e dois anos, corresponde a uma era de prosperidade económica e relativo clima de paz.



O Templo mortuário de HATSHEPSUT se esgue sobre um penhasco desértico em Deir El Bahri. Inscrições em relevo nos pórticos registram os grandes triunfos do seu reinado de 22 anos.

 
                    
Dado o esquecimento que se abateu sobre Hatshepsut, soa como pungente ironia saber quanto essa mulher-faraó se empenhou em ser lembrada. Ela, que se encontra entre os maiores edificadores de uma das mais pujantes dinastias egípcias, parece ter tido mais medo do anonimato do que da morte. Hatshepsut ergueu e renovou templos e santuá-rios desde o Sinai até a Núbia. Os quatro obeliscos de granito que mandou erigir no vasto templo do grande deus Amon, em Karnak, contavam-se entre os mais majestosos de seu tempo. Hatshepsut encomendou centenas de estátuas de si mesma e deixou testemunhos inscritos na pedra sobre sua ascendência, seus títulos, sua história - tanto a verdadeira quanto a forjada -, e até mesmo sobre seus pensamentos e anseios, os quais ela por vezes confidenciava com candor inaudito. As manifestações das inquietudes da governante inscritas em seu obelisco ainda ressoam com uma quase charmosa insegurança: "Meu coração palpita de preocupação só de pensar no que dirão as futuras gerações. Aqueles que hão de ver meus monumentos nos anos vindouros e tecer comentários sobre meus feitos".


                          Muitas incertezas cercam a história dos primórdios do Novo Império, mas é patente que, à época do nascimento de Hatshepsut, o poder egípcio estava se ampliando. Ahmose, seu possível avô e fundador da XVIIIª dinastia, tinha expulsado os temíveis hicsos, uma tribo asiática que ocupara a porção norte do vale do Nilo por dois séculos. Como o filho de Ahmose, Amenófis I, não produziu um herdeiro que o sucedesse, acredita-se que um general amedrontador conhecido como Tutmósis foi guindado ao nível da realeza depois de se casar com uma princesa.


                     Hatshepsut era a filha mais velha de Tutmósis I, cuja Magnífica Esposa Real, rainha Ahmose, era parenta próxima do rei Ahmose. Mas Tutmósis I também tinha um filho de outra rainha, Mutnofret, e esse garoto, Tutmósis II, herdou a coroa quando seu pai "descansou da vida", segundo o eufemismo egípcio. Seguindo um método comum de fortalecer a linhagem real - e sem nenhum dos escrúpulos modernos quanto à união carnal entre irmãos -, Tutmósis II e Hatshepsut se casaram. Eles tiveram uma filha, sendo que Tutmósis II teve com uma esposa secundária, Isis, o herdeiro homem que Hatshepsut não lhe deu.


                       Tutmósis II não governou por muito tempo e, ao ser despachado para o além por um ataque do coração, segundo diagnóstico feito 3,5 mil anos depois por um tomógrafo, seu herdeiro, Tutmósis III, não passava de um menino. De acordo com a tradição, Hatshepsut assumiu o controle do poder na qualidade de rainha regente.


                         Assim teve início um dos mais intrigantes períodos da história do Antigo Egito. No começo, Hatshepsut agiu em benefício de seu enteado, ciosa em respeitar as convenções sob as quais as rainhas anteriores haviam conduzido os assuntos políticos enquanto os infantes se criavam. Depois de alguns anos, porém, surgiram sinais de que a regência da rainha seria diferente. Relevos desses primeiros tempos representam-na desempenhando funções reais, como realizar oferendas aos deuses e extrair como magia obeliscos de pedreiras de granito vermelho em Assuã. Depois de alguns anos ela havia assumido o papel de "rei" do Egito, o poder supremo local. Seu enteado - que a essa altura já devia ser capaz de assumir o trono  foi relegado à posição de segundo-em-chefe. Hatshepsut então governou por um total de 22 anos.


                        O que terá levado a mulher-faraó a romper de forma tão extrema com o tradicional papel de rainha regente? Uma crise social ou militar? Política dinástica? Injunções divinas da parte de Amon? Sede de poder? "Havia algo impelindo Hatshepsut a mudar a maneira como se fazia retratar nos monumentos públicos, mas não sabemos o que é", afirma Peter Dorman, destacado egiptólogo e presidente da Universidade Americana de Beirute. "Uma das coisas mais difíceis de adivinhar é o motivo que a instigava."
A hereditariedade pode ter a ver com isso. Em um mausoléu nas pedreiras de Gebel el Silsila, seu camareiro-chefe e arquiteto Senenmut refere-se a ela como "primogênita do rei", distinção que enfatiza sua posição na linhagem como herdeira sênior de Tutmósis I, em vez de principal esposa régia de Tutmósis II. Vale lembrar que Hatshepsut tinha sangue azul puro, aparentada que era do faraó Ahmose, ao passo que seu marido-irmão era o rebento de um rei adotado. Os egípcios acreditavam na divindade do faraó, e apenas Hatshepsut - e não seu enteado - tinha ligação biológica com a realeza divina.

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Tausert ou Twosret foi uma rainha egípcia da XIX Dinastia que à semelhança de Hatshepsut  governou o Antigo Egito sozinha. O seu nome significa "A Poderosa".

As informações disponíveis sobre Tausert são escassas. Pensa-se que fosse uma princesa descendente da família de Ramsés II, que como se sabe teve inúmeros filhos das suas esposas e concubinas (supostamente mais de 150). Tausert foi casada com o Faraó Set II, filho de Merenpith. O reinado de Seti II durou seis anos, sugerindo alguns autores que o rei foi perturbado por um usurpador, Amenmosé, descendente de Ramsés II.
Set II teve três esposas. Com a sua primeira esposa, Takhat II, o rei não teve filhos; com Tausert teve um filho que possivelmente morreu ao nascimento, o príncipe Seti-Merenptah. Com uma mulher Siria, Sutailja, Seti II teve Sipth, que apenas governou durante seis anos. As análises à múmia de Siptah revelam que este rei teve uma fraca saúde, possuindo uma perna atrofiada em resultado de polimiolíte, sendo provável que o seu reinado tenha sido mais teórico do que efectivo.

Assim sendo, Tausert enquanto "Grande Esposa Real" de Seti II foi regente face à menoridade e fraca saúde de Siptah. Tausert foi auxiliada na sua acção governativa pelo Chanceller Bay, um escriba de Seti II de ascendência síria. Quando Siptah faleceu, Tausert governou ainda durante mais dois anos.
O nome da rainha encontra-se inscrito em monumentos da região do Delta do Nilo, no deserto do Sinai e na Núbia. A sul do Ramesseum, Tausert ordenou a construção de um templo funerário, que foi descoberto por William Petrie.

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             CLEOPATRA, A RAINHA DO EGITO DE ORIGEM GREGA 


Cleópatra, a rainha grega do Egito. Provavelmente tudo que o mundo sabe sobre ela esteja errado. Muitas versões a descrevem como uma mulher fatal e de rara beleza. Alguns relatos valorizam, com certo exagero, a questão estética da jovem rainha. Quem era a verdadeira Cleópatra?

Cleópatra nasceu em Alexandria no Egito, a Alexandria de Cleópatra estava isolada do resto do Egito, limitada ao sul pelos pântanos e ao norte pelo mar mediterrâneo e tinha se tornado um oásis da cultura grega.

A época de Cleópatra era um mundo estranho, uma mistura de civilização Egípcia, Grega e Romana, Cleopátra era uma grega com 300 anos de ancestrais gregos, mais ela era a Rainha do Egito, uma terra que mal havia mudado desde a época das pirâmides, uma época complexa, para se manter no trono você tinha de ser adaptável, implacável, inteligente e um ótimo político e Cleópatra possuía todas essas características.

Fontes antigas indicam que Cleópatra era inteligente, charmosa, espirituosa, uma linguista, e o conjunto dessas qualidades junto com sua determinação tornou Cleópatra uma mulher famosa e não sua beleza.

Trezentos anos antes de Cleópatra governar o país mais rico do mundo, Alexandre, o grande, tinha acabado de conquistar o Egito. Desejoso de ser considerado uma divindade, o comandante militar dirigiu-se ao templo de Siwa – onde fora proclamado um deus pelo oráculo. Alexandre conquistou o maior império de toda história, dominando terras que iam da Europa a Índia. Cleópatra certamente inspirou seus objetivos, sobretudo políticos, as façanhas alcançadas por Alexandre, o maior líder militar que o mundo já conheceu. Ela era ambiciosa, determinada e inteligente, mas sua aparência não era de uma mulher fatal (veja a ilustração acima).

Origem e família da jovem rainha

Cleópatra era descendente dos reis gregos do Egito, os ptolomáicos. Ela nasceu em Alexandria. Seus cabelos eram avermelhados, a ilustração acima não mostra a rainha utilizando-se de jóias. Definitivamente, estas não são características de uma mulher fatal. Por outro lado, uma harmoniosa combinação de: espiritualidade, determinação e inteligência tornaram Cleópatra à mulher mais famosa do mundo. A localização dos ancestrais da jovem rainha fica a oitocentos quilômetros de Alexandria, na ilha de Filae. Nesta região, durante 300 anos, foram construídos templos dedicados aos XII Ptolomeus. Ptomoleu III foi o ultimo grande faraó da era ptolomáica, reconquistando grande riqueza que havia sido perdida para outras civilizações. Ptolomeu IV foi um grande fracassado que perdera grande parte das riquezas do Egito antigo.

O pai de Cleópatra, Ptolomeu XII, era conhecido como “o tocador de flauta”. O tempo todo ele dava primazia em tocar o pequeno instrumento de sopro, evitando assim, as responsabilidades do governo. Aos dezoito anos de idade, Cleópatra perdeu seu pai. O testamento de Ptolomeu XII dizia que o Egito deveria ser governado por Cleópatra e seu irmão, Ptolomeu. Mas na prática isto não chegou a ocorrer. Os dois brigaram pela disputa ao poder.



O Romance com Julio César
Júlio César, poderoso general romano, acompanhou de perto as desavenças entre Cleópatra e seu irmão, e no palácio de Alexandria, mandou chamá-los para entender melhor a questão.
Fontes antigas nos revelam que Cleópatra chegou até César antes de seu irmão. Enrolada e escondida em um tapete, ela temia ser surpreendida pelo seu irmão. O general romano ficou impressionado com a jovem rainha. Desde então uma atração física começou a dominar o futuro casal.

Cleópatra estava determinada com a idéia de conquistar um grande império, como de Alexandre. O terrível incêndio que destruiu a biblioteca de Alexandria durante um conflito entre egípcios e romanos deixou a jovem rainha profundamente magoada, revelando seu apreço pelos livros, seu maior patrimônio era a inteligência.

Cesar adiou sua volta a Roma e juntou-se a Cleópatra para conhecer melhor o Egito. Decerto, Cleópatra queria impressionar o general romano com a grandeza e principalmente riqueza de seu país. Cleópatra era considerada uma deusa, César como seu acompanhante também era visto como um deus.

Uma Esperança de vida
Foi no cemitério de Sakara que César viu pela primeira vez uma múmia de perto. A crença na vida após a morte e a possibilidade da imortalidade com a preservação do corpo, é uma idéia que pode ter atraído César que já estava envelhecendo. O nobre casal passou por Tebas, Karnak e Luxor, locais de grande admiração do Egito antigo. Durante este longo passeio, César observou também os grandes campos de trigo do Egito, alimento suficiente para alimentar seu exército.

Os restos do templo de Cleópatra podem ser visto em Hermonts. Foi neste local que a democracia romana entraria em declínio.

Cleópatra em Roma
César agora era um deus que teria um filho com Cleópatra. Esta idéia de governar Roma como um deus contaminou os sucessores de César. Era o fim da democracia no senado romano. Cesário, filho de Cleópatra com César governaria um grande império como o de Alexandre. Era uma possibilidade que passou a ser uma obsessão da jovem rainha. Em Roma havia grandes comemorações que aconteciam como desfiles de triunfos. Num triunfo egípcio, Cleópatra presenciou sua irmã, Arsenob acorrentada pelo exército romano, em correntes de ouro.

Cleópatra amava César, não Roma. Arsenob era uma ptolomáica, derrotada por romanos, isto marcaria a vida da jovem rainha para sempre. Mas a esta altura, Cleópatra era o assunto em evidencia de Roma. César ganhou muito dinheiro e comprou muitas casas, construiu um templo com a estátua de Cleópatra e um belo jardim para sua amada. Isto revelava o quanto era verdadeiro seu amor pela rainha do Egito. Já por dois anos em Roma, Cleópatra – aliada ao homem mais poderoso do mundo – tornou-se a mulher mais poderosa do mundo. Parecia certo que seu filho, Cesário, herdaria um império de grandeza similar ao conquistado por Alexandre, o grande. A idéia de eliminar a república romana não agradou nenhum pouco o senado. César foi terrivelmente assassinado por inimigos políticos.

Marco Antônio, aliado do Casal e general de César, expôs ao senado romano que Cesário, filho de Cleópatra era o herdeiro legítimo de César. Otaviano (sobrinho de César) reclamou tal legitimidade. A beira duma guerra civil, Cleópatra voltou para o Egito com seu filho. O país mais rico do mundo estava em declínio econômico e político. Mas Cleópatra utilizou de toda sua habilidade administrativa para melhorar a situação explorando as estradas de comercio (com a extração do Pófiro) e a rota das caravanas, esta última, estabelecida desde a era ptolomáica. A rota das caravanas desempenhava um duplo objetivo econômico, além de abastecer o comercio local, era também a principal mantenedora dos luxos do palácio egípcio.

O romance com Marco Antônio
O general Marco Antônio precisava das riquezas do Egito para vencer seu principal inimigo, Otaviano e conquistar Roma. Ele solicitou um encontro com Cleópatra em Tarsus. Cleópatra aceitou o encontro, porém, de acordo com sua conveniência. Por outro lado, Cleópatra precisava de Marco Antonio para dar continuidade em seu plano de entregar um grande império a seu filho, Cesário. Em Alexandria, Cleópatra já voltou amante de Marco Antonio e grávida de gêmeos. O general partiu para uma batalha e deixou a rainha no Egito. Algum tempo depois, uma carta de Marco Antonio revelava que ele estava com outra mulher e tinha abandonado Cleópatra.

Aos 29 anos, mãe de três filhos pequenos, Cleópatra teve de adiar mais uma vez seus planos quanto ao futuro de Cesário. Foi nesta ocasião, em Dendera, que a rainha dedicou-se intensamente a religião, que no Egito antigo significava basicamente uma transição entre deuses e o faraó. O país teria prosperidade assegurada, desde que esta transição ocorresse de maneira harmoniosa e precisa. Dendera abriga uma imagem de Cleópatra fazendo oferendas aos deuses. Detalhe: normalmente os faraós apareciam em paredes de templos acompanhados de seus maridos ou esposas. Mas Cleópatra não era uma rainha qualquer, seu filho Cesário, é quem aparece ao seu lado.

A volta de Marco Antônio
Marco Antônio voltou tempos depois e pediu um novo encontro com Cleópatra. Ele ainda precisava das riquezas do Egito para vencer Otaviano. A rainha estava com a mente confusa, mesmo com toda dedicação em preparar um futuro prospero para Cesário, Cleópatra tinha sentimentos. Ela fora abandonada prestes a dar vida a dois filhos gêmeos. Mas sua determinação política venceu seus ressentimentos, aceitando assim, um novo encontro com Marco Antônio. Desta vez Cleópatra condicionou as riquezas do Egito a um grande acordo nupcial. Para ela ficou a região de Arnúbia, Chipre, Sinai, Armênia, Norte da África e Fenícia.


Territórios conquistados com o sangue romano tinham sido entregues a uma rainha egípcia. Isto causou fúria em Roma, alimentando com raiva às tropas lideradas por Otaviano que estava preparando um confronto final contra Marco Antonio. Nesta batalha, Otaviano sagrou-se vitorioso. Cleópatra chegou a acompanhar de perto o confronto, mas quando percebeu a eminente derrota de Marco Antonio, fugiu em sua nau capitânia. A rainha seguiu para Alexandria. Marco Antonio não conseguiu acompanha-la e perdeu-se no caminho, caindo em desespero. Cleópatra planejou uma viajem até a Índia, onde fundaria um novo império com sua riqueza. Era sua última chance.

Em Petra, Cleópatra foi surpreendida e suas embarcações (carregadas e prontas para ganhar o mar) foram incendiadas. Marco Antônio, preservando o estilo romano, entregou-se a espada e fora morrer aos braços de sua amada. Já havia uma tumba preparada para Cleópatra. Porém, sua morte faz parte de uma discussão interminável.

A morte de Cleópatra
Muitos textos antigos afirmam que ela tenha sido morta por meio de uma picada de cobra. (resta saber se por uma NAJA, ou uma VÍBORA). A Naja possui um veneno mais letal e sua picada é de difícil identificação. Já a Víbora provoca um inchaço grotesco, e, por esta razão, a morte por meio de uma víbora é descartada por estudiosos.
A morte por meio da picada da naja evitaria a exposição de Cleópatra num triunfo romano, conforme desejo de Otaviano. Cleópatra estava confinada num dos quartos do palácio e, tudo que era levado até ela era inspecionado para evitar seu suicídio. Mas de alguma forma, ela conseguira se matar conduzindo uma de suas mãos a uma “compota” onde uma naja estaria entre os frutos. Quando os soldados romanos de Otaviano entraram no quarto da rainha, ela já jazia morta e vestida com trajes reais. Otaviano nada pode fazer a não ser expor para seu poderio militar um retrato da rainha Cleópatra.

Os dois filhos gêmeos de Cleópatra perderam-se na história. Otaviano matou Cesário, impedindo definitivamente qualquer chance de prosperidade política para o filho da rainha. Alexandria deixou de ser um lugar dedicado ao saber, passando a ser uma mera província romana no Egito. Mas Cleópatra nunca fora esquecida. Ela era a rainha do antigo Egito.