3.01.2011

PIRÂMIDES DO EGITO

                      MASTABAS que antecederam as PIRÂMIDES e a GRANDE ESFINGE
         Para os egípcios, a pirâmide representava os raios do Sol, brilhando em direção à Terra. Todas as pirâmides do Egito foram construídas na margem oeste do Nilo, na direção do sol poente.


                                                                                       
                                        PIRÂMIDES  DE GIZÉ                                                                       


                                       PIRÂMIDES, PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE

Pirâmide vem do grego PYRA que quer dizer: fogo, luz, símbolo e MIDOS que significa Medida.
As PIRÂMIDES de GIZÉ estão localizadas na esplanada de Gisé, na antiga Necrópole da cidade de Menfis, e atualmente integra o Cairo, no Egito.
Elas são as únicas das antigas maravilhas que sobrevivem ao tempo.

As três Pirâmides de Gisé foram construidas como Tumbas para os reis:
                                                
Três Reis: pai, filho e neto.
KUFU (Quéops) pai
QUÉFREN- filho
MENKÁURE (Míquerinos) neto

             A maior PIRÂMIDE  mede 146.6 metros de altura. Construida 2550 a.c. e 2500 milhões de blocos, cada bloco com 2.5 toneladas.
A grande Pirâmide de 450 pés de altura é a maior de todas as 83 Pirâmides do Egito, mede mais ou menos 7 quarteirões, todos os lados.
            O Templo mais bonito é o do Faraó Ramsés II, chamado ABU SIMBEL.
As Pirâmides não ficam no deserto como as pessoas pensam, elas ficam nos subúrbio de Gizah na grande Cairo, mais ou menos a 10 Km do centro.
Estima-se ter necessitado de uma força de trabalho de cerca de 100 mil pessoas ao longo de 20 anos, estes homens eram livres.
             Entre as Pirâmides, a de Quéops sobressai como uma das criações mais espetaculares e geniais da história da arquitetura. A pirâmide figurou na lista das "Estruturas mais altas do Mundo" construídas pelo homem por mais de 3800 anos.                 
r             Este monumento marca o auge da época de tais construções, tanto no que se refere ao tamanho quanto à complexidade da estrutura. Tendo uma superfície que cobre quase 53 mil metros quadrados, é sem dúvida um dos monumentos mais polêmicos de toda a Antiguidade e a única que ainda existe.
             Quanto maior a pirâmide, maior o poder e glória de um FARAÓ. Por isso, os faraós se preocupavam com a grandeza destas construções. Com mão-de-obra barata, milhares muitas vezes, elas eram construídas com blocos de pedras que chegavam a pesar 2,5 toneladas. Para serem finalizadas, demoravam, muitas vezes, mais de 20 anos. Desta forma, ainda em vida, o faraó começava a planejar e executar a construção da pirâmide.

"A matemática foi muito empregada na construção das pirâmides. Conhecedores desta ciência, os arquitetos planejavam as construções de forma a obter o máximo de perfeição possível. As pedras eram cortadas e encaixadas de forma perfeita. Seus quatro lados eram desenhados e construídos de forma simétrica, fatores que explicam a preservação delas até os dias atuais.
Ao encontrarem as pirâmides, muitas delas intactas, os arqueólogos se depararam com muitas informações do Egito Antigo.  Elas possuem inscrições hieroglíficas, contando a vida do faraó ou trazendo orações para que os deuses soubessem dos feitos realizados pelo governante"


            As pirâmides têm uma estrutura subterrânea complexa, composta de corredores e salas onde a sala funerária é escavada no solo. Depois da XX Dinastia, as pirâmides entram na sua fase clássica com a construção da ampla necrópole de Gizé. Primeiramente, os egípcios escavavam um amplo complexo subterrâneo e depois construindo a pirâmide externa. 

A ideia mais errada que as pessoas fazem em relação ao Antigo Egito: 
 A de que as pirâmides foram construídas por escravos, que passavam por terríveis privações, eram chicoteados e tudo o mais. Todos os egiptólogos já refutaram essa ideia, mas ela ainda persiste nos filmes e no imaginário popular. 


"Jamais houve escravidão no Egito. Todos os que trabalharam na construção dos monumentos recebiam salário", embora, como hoje, houvesse diferenças marcantes entre os salários dos diversos tipos de operários.



 Um segundo erro é o de que o faraó seria uma espécie de tirano, cercado de servas e concubinas.
 Pois bem: eu não desejaria a ninguém o cotidiano de um faraó, que era ainda mais pesado do que o de um chefe de Estado atual. Para começar, ele precisava acordar antes do amanhecer e fazer suas orações no templo. Em seguida, tinha de cumprir uma longa agenda de reuniões com ministros, com emissários de outros países etc. Além disso, o faraó não era um monarca absolutista. O regime egípcio estava muito mais próximo da monarquia constitucional. O rei devia respeitar uma série de normas, fundadas sobre as ideias de retidão e justiça e sobre a necessidade de alimentar toda a população. Os textos dizem literalmente que o faraó estava sujeito a essas leis primárias.


         EVOLUÇÃO

                                           Mastaba em Meidum




  

                            Mastaba ou Pirâmide de 6 degraus em Saggarah


  A construção das pirâmides sofreu uma evolução, desde o monte de areia de forma retangular que cobria a sepultura do Faraó, na fase pré-dinástica, passando pela MASTABA, uma forma de túmulo conhecida no início da era dinástica. Foi Djoser, fundador da IV dinastia, quem mandou edificar uma mastaba inteiramente de pedra. Tinha 61 metros de altura e 6 degraus em toda a volta, com 160 metros de comprimento norte-sul e 16,05 metros de leste a oeste.



                             
                         Interior da Mastaba\Pirâmide de 6 degraus




                                              AS TRÊS PIRÂMIDES  DE SNEFRU
                










 PROVERBIO ÁRABE

 "O HOMEM TEME O TEMPO E AINDA O TEMPO TEME AS PIRÂMIDES"!

          

                                                      PIRÂMIDE DE QUÉOPS

                                 
                                             Interior da PIRÂMIDE de Quéops






                                        IMAGEM AÉREA DA PIRÂMIDE

             Como todas as Pirâmides, cada uma faz parte de um importante complexo que compreende um templo, uma rampa, um templo funerário e as pirâmides menores das rainhas, todo cercado de túmulos (mastabas) dos sacerdotes e pessoas do governo, uma autêntica cidade para os mortos as valas aos pés das pirâmides continham botes desmontados: parte integral da vida no Nilo sendo considerados fundamentais na vida após a morte, porque os egípcios acreditavam que o defunto-rei navegaria pelo céu junto ao Rei-Sol.




                                           QUEM CONSTRUIU AS PIRÂMIDE

               As pirâmides do Egito foram construídas por trabalhadores recrutados entre a própria população, que recebiam alguma forma de pagamento, na forma de alimentos e de peças de cerâmica. Portanto não foram escravos, embora as condições de vida dos homens livres pobres não fossem lá muito melhores que as dos cativos. E, ao contrário do que afirmam livros e documentários sensacionalistas, as pirâmides certamente não foram erguidas por extraterrestres - nenhum arqueólogo que se preze vai dizer que visitantes de outro planeta as construíram.

              A propósito: elas serviam para os faraós aproveitarem a vida após a morte. Por isso, achamos ali objetos que pertenciam a uma minoria. No Egito, encontramos muito menos vestígios arqueológicos que mostrem como viviam os pobres, a maioria da população. Isso acontece porque pobre morava em construções mais precárias, que não duravam tanto.






                 Recentes pesquisas de Mendelssohn, comprovam  que por  volta de 80.000 homens trabalharam na construção da Grande Pirâmide, sendo que 10.000 empregados permanentemente e 70.000 homens sem qualificação empregados durante as cheias do Nilo. Estima-se que tenha levado 3 décadas, da base ao termino da construção.
                O próprio Mendelssohn mostrou que diversas pirâmides eram construídas simultaneamente, dessa forma, o número de pessoas utilizadas pode ter chegado a 150.000, valores próximos aos descritos por Heródoto.
Sem dúvida uma enorme quantidade de trabalhadores, sobretudo em relação à população egípcia de 5.000 anos atrás.
                  

                   ESFINGE DE GIZÉ, SÍMBOLO DA REALEZA EGÍPCIA


A Grande Esfinge de Gizé (ou Guizé) é uma enorme Esfinge (estátua composta do corpo de um leão e uma cabeça humana) situada no norte do Egito no planalto de Gizé na margem oeste do rio Nilo, nas cercanias da atual metrópole do Cairo. A grande esfinge é uma das maiores estátuas lavradas numa única pedra em todo o planeta e foi construída pelos antigos egípcios no terceiro milenio a.C.. Porém, existe um grupo de pesquisadores que afirma que a esfinge seria muito mais antiga, datando de, no mínimo, 10.000 a.C., baseando-se na análise do calcário e sinais de erosão provocados por água.

De acordo com alguns historiadores, egiptólogos, geólogos e arqueólogos, A GRANDE ESFINGE DE GIZÉ, tem aproximadamente 10.000 mil anos a.C.. O provável, é que a cabeça da Esfinge tenha sido modificada pelo Faraó Kéfren ou Quéfren, o quarto faraó da 4ª dinastia (2575-2465), e este tenha  colocado a sua fisionomia.

Esfinges são criaturas mitológicas com corpo de leão, cabeça de gente e (às vezes) asas de pássaro. São comuns tanto na cultura egípcia quanto na grega. A Esfinge de Gizé, a mais conhecida, é um dos símbolos da realeza egípcia.




             A Esfinge foi restaurada por um príncipe da 18ª dinastia, o qual teria sonhado que a Esfinge lhe disse que ele se tornaria faraó quando fizesse isso. A areia que a cobria foi retirada, e uma estela (coluna ou placa de pedra com inscrições) foi colocada entre suas patas, para comemorar o sonho e a restauração. Hoje, por causa da erosão, a Esfinge de Gizé está sendo restaurada de novo.
Curiosamente, os árabes conhecem a Esfinge de Gizé pelo nome Abu al-Hawl, que significa "Pai do Terror". O príncipe? Esse virou faraó Tutmés (ou Tutmósis) IV, que reinou em 1401-1391 a.C.


A Grande Esfinge foi esculpida em pedra calcária, tendo 57 metros de longitude, 6 metros de largura e 20 metros de altura, tornando-a a maior estátua esculpida em apenas um bloco de pedra. A esfinge olha para o leste e tem um pequeno templo situado entre suas patas.


XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

COMO E POR QUE SE FAZIA MUMIFICAÇÃO?






 Os egípcios acreditavam que preservar o corpo era necessário para o espírito sobreviver após a morte. No início, a mumificação era muito cara, sendo reservada apenas aos faraós e outros nobres. A partir da 18ª dinastia (1570-1304 a.C.), o costume estendeu-se ao resto da população.

Os embalsamadores tinham conhecimentos de anatomia e medicina. O processo era complicado e levava 70 dias:
# 1) Primeiro, extraíam-se o cérebro, as vísceras e todos os órgãos internos, para colocá-los em quatro vasos.
# 2) Depois, desidratava-se o corpo com várias resinas (entre elas o natrão, um composto de sódio).
# 3) Por fim, depois de 40 dias, ele era enfaixado com bandagens embebidas em óleos aromáticos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário